Home Memória Sabesp

Memória Sabesp

Todo conhecimento é adquirido através de estudos, vivências e aprendizado com experiências do passado. No setor de saneamento, aprender com o que já foi feito é fundamental para otimizar inovações e gerar investimentos mais eficientes.

A Sabesp, por exemplo, acredita na importância dessas informações e por isso desenvolve ações de Memória Empresarial. A ferramenta é o caminho para que a empresa utilize o conhecimento passado - adquirido, absorvido e mantido - nas atividades presentes.

O trabalho "Memória Sabesp" teve início em 2003, quando diversas ações e produtos foram lançados em comemoração aos trinta anos da empresa.

A continuidade desse trabalho está amparada, desde fevereiro de 2005, pela Fundação de Energia e Saneamento, da qual a Sabesp é mantenedora.

A parceria possibilitou a realização de um projeto para identificar e restaurar o material que faz a história do saneamento no Estado de São Paulo, como fotos, mapas, peças, equipamentos, edifícios, mobiliário, documentos, relatos entre outros.

Haverá um acervo central, que ocupará parte de um edifício histórico da empresa no bairro da Ponte Pequena, onde também serão criados espaços reservados para exposições e eventos.


Desde sua criação, o Memória Sabesp produziu:

  • coleta de depoimentos - história oral, com empregados e personagens ligados ao saneamento
  • campanha para doação de documentos e objetos para a formação do acervo histórico
  • participação e produção de material para eventos, como exemplo, os 90 anos do Sistema de Abastecimento Alto Cotia
  • organização, limpeza e conservação de mais de 250 mil documentos encontrados na Sabesp
  • divulgação do trabalho, através dos veículos de comunicação da empresa
  • visitas às Unidades de Negócio e instalações diversas da empresa, para diagnóstico e identificação de acervo
  • pesquisas, planejamento e criação de um Plano Museológico - elaborado por um grupo curatorial formado por representantes da Sabesp e Fundação Energia e Saneamento - para o Espaço das Águas

Alguns produtos do Memória Sabesp podem ser consultados no Portal, no campo, "Acervos".


© 2010 Sabesp - Todos os direitos reservados
Sabesp