Home Histórias de vida

Histórias de vida

Eu e o Tietê

Por: Lucina Riserio Cortez. Unidade: Pólo de Comunicação - MT


Lucina Riserio Corte Em 1985 eu trabalhava em uma empreiteira responsável pela obra de rebaixamento da calha do rio Tietê, no trecho da cidade de São Paulo, e ficava encantada em ver como engenheiros, operadores de equipamentos, ajudantes, faziam um trabalho intenso para melhorar o rio que corta a cidade onde nasci e moro.

Em 1993, fui trabalhar no Memorial da América Latina e participei de projetos que resgatavam e protegiam a memória do rio, além é claro de ter vivenciado alagamentos na região da avenida Pacaembu e Barra Funda, decorrentes das chuvas e enchentes do rio. Em 1994 ingressei na Sabesp. Primeiro, no atendimento 195 e depois no Disk Sabesp. Foi uma experiência muito rica, receber as reclamações, pedidos e percepções dos clientes da Sabesp, o que fez toda a diferença na minha formação profissional. Em 1997 vim para a unidade de tratamento de esgotos, na área de comunicação. Um momento de ampliação de capacidade de tratamento de esgotos na R.M.S.P., de capacitação dos profissionais, de forte movimento de educação ambiental na empresa, enfim, de ampliação da missão da empresa que começava a enxergar, ainda timidamente, o tratamento de esgotos. Com o passar dos anos o tema se tornou uma exigência da sociedade, uma questão de responsabilidade socioambiental, de sustentabilidade, de sobrevivência.

Tive a oportunidade de fazer pós-graduação em educação ambiental com o apoio da Sabesp e aprender muito. E continuo aprendendo e trabalhando para que o tratamento de esgotos tenha sua importância reconhecida, tanto pela comunidade interna quanto externa, com muito orgulho de trabalhar aqui.

Às vezes me vejo lá, em 2018, e acredito que a empresa tem a competência e está adquirindo o senso de urgência necessário para alcançar a universalização do saneamento e comemorar, lado a lado, com a população. Sei que os desafios são imensos. E aí então, continuarei a falar deste rio, e mostrar o resultado do trabalho realizado pelas pessoas que são a alma da Sabesp.
Voltar

© 2010 Sabesp - Todos os direitos reservados
Sabesp