Home História Espaço das Águas

Museu do saneamento

Espaço das Águas
Um local destinado a memória do saneamento, fomento
às manifestações culturais e práticas de sustentabilidade.


"Espaço das Águas" surgiu como nome para designar o prédio e todo o entorno onde foi instalada a primeira Estação Elevatória de Esgotos de São Paulo, na Avenida do Estado, 787.

O nome "Espaço das Águas" justifica o fato da instalação abrigar o acervo histórico sobre água e esgoto já pesquisado na Sabesp, além de estar nas proximidades do encontro de dois importantes rios para a cidade de São Paulo: Tietê e Tamanduateí.

A intenção é utilizar o Espaço das Águas como auxiliar na absorção de conceitos sobre preservação ambiental e mais especificamente sobre saneamento ambiental.

O Espaço das Águas passa a fazer parte dos veículos de comunicação da empresa, atraindo vários públicos, além de parceiros e investidores, tornando-se uma ferramenta de marketing institucional e de investimento sócio-cultural para a Sabesp.

Importância histórica

A construção da usina ou, como era mais conhecida, da Estação Elevatória de Esgotos (EEE) Ponte Pequena, feita com técnicas inglesas, teve início em 1876 e término total em 1896, e serviu as regiões do Pari, Brás e Mooca durante todo o início do século XX.

Ao longo do período de sua utilização, apesar de ter tido seus equipamentos gradativamente modernizados, não sofreu qualquer alteração em sua construção original, mesmo quando foi ampliada para receber uma caixa de areia, construída na década de 1930, pelo engenheiro João Pedro de Jesus Netto.

Tombamento

A necessidade de se proteger mais esse exemplar da história da formação da cidade de São Paulo fez com que a Sabesp pedisse o tombamento da edificação da usina ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico - Condephaat, órgão da Secretaria de Estado da Cultura. A partir disso, todas as intervenções a serem realizadas no imóvel, incluindo demolições e alterações estruturais, deverão, obrigatoriamente, ser autorizadas pelo Condephaat.

© 2010 Sabesp - Todos os direitos reservados
Sabesp